27 de out. de 2006

Massagem na alma

Você abre as revistas dirigidas aos estrangeiros, aqui em Pequim, e dá de cara com duas, três, quatro páginas, inteiras, dedicadas à publicidade de massagens. Tem de tudo: blind massage, foot massage, massagem ayurvedica, massagem tailandesa, tui na, aromaterapia, massagens à base de ervas, de leite, de gengibre, green highlights, acupuntura... O cardápio é extenso.

Resolvi provar a mais básica de todas: foot massage (reflexologia nos pés – que é super tradicional aqui na China e na Índia). A teoria é estimular as “zonas de reflexo” – determinadas terminações nervosas, em especial nos pés, mãos e orelhas – pra descolar um efeito benéfico em outras partes do corpo. A prática é você quase babando de satisfação. Enquanto aquele homem apertava meus pés, senti os olhos pesaaados, o corpo ia se desintegrando lentamente. Eu não conseguia nem falar. Tava em êxtase. Se aquilo não era o paraíso, garanto: estava na ante-sala do Éden.

Boas notícias à classe proletariada

Sabe aquela vida hedônica com a qual você sempre sonhou (eu, sim), mas nunca pôde levar porque o bolso não correspondia às exigências? Aqui, ela é possível.

Existem incontáveis spas em Pequim. E tem pra todo tipo de budget (testei um, por exemplo, onde uma hora e meia de BOA massagem custavam módicos 110 yuans – equivalente a uns 30 reais – nada mal).

A maioria dos spas – como o Bodhi (recomendação de uma amiga – aliás, ¡mil gracias, Lyla!) – tem diversas salas, adaptadas pra uma, duas ou várias pessoas (você decide se quer fazer massagem sozinho(a) ou acompanhado(a)). A decoração é sempre ao estilo oriental com umas cascatinhas de água, cortinas meio transparentes, algumas plantas, aquela musiquinha de “natureza” ao fundo. E mais: se você quiser, leva seus DVD’s. Tem uma TV privada em cada sala. Também estão incluídos no preço diversos belisquetes (salada de fruta, mini sanduíches, sucos naturais, etc). É só pedir, que eles te trazem. Como se você fosse um Bwana swahili!

Enfim. Se os médicos, os taoístas, budistas, mestres de ioga, experts em artes marciais, concubinas e mil criaturas mais avalam os efeitos positivos da massagem, quem somos nós pra discordar?

Ficou só faltando provar a blind massage. Tem fama de ser incrível porque os massageadores cegos seriam “naturalmente aptos” pro trabalho manual, já que estão acostumados a sentir o ritmo natural do corpo – ou algo assim. Viva o hedonismo!

-------------------------------
Um pouco de sapiência

Todas as massagens chinesas estão baseadas na teoria jing luo: o corpo é uma série de canais - os "meridianos" - que transportam o sangue e o (energia). Massagear esses canais e manipular determinados pontos faz com que o qi flua corretamente e os órgãos se regulem. Libera o sistema respiratório e o digestivo da pressão interna e restaura a harmonia yin/yang do corpo. Pra aqueles na última fila que já estão com os braços levantados, prontos pra desqualificar esta pseudo-ciência, um conselho: relaxem e aproveitem. Uma massagem bem feita pode equivaler a uma passagem pro nirvana.

Em tempo: O mercado de “saúde e beleza” na China está super explorado. A receita gerada por esta indústria ronda os 168 bilhões de yuans (uns 44 bilhões de reais) anuais, segundo a Câmara de Comércio do país. Excelente, pessoal! Conte comigo pra aumentar essa cifra. Serei uma serva fiel à seita.

4 Comments:

At 28/11/06, Anonymous Anônimo said...

I will be in for the massage ;))) (remember us getting one in Barcelona for 10 euro with all the weird characters haha).
Excellent !

 
At 29/11/06, Anonymous Anônimo said...

Cidade da massagem - hihihihihihihih! Ja vi tudo!!!! Vc com um belo chines com maos de ouro! Que medo....... :)))

 
At 22/12/06, Anonymous Anônimo said...

Uau! Se alguma dúvida pairava no ar... este é o lugar! Não é frescurite nem futilidade, mas necessidade!!! Não é a toa q a medicina oriental ganha cada vez + espaço por este mundo d olhos esbugalhados!

 
At 27/6/07, Anonymous Anônimo said...

Gente, é tudo de bom !!!
Tem todo um clima, poltrona reclinável, balde de madeira para imersão dos pés em água morna com folhas, e por aí vai...

Ficamos viciados ...

 

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger