26 de out. de 2006

Tudo igual

Sabe essa mania que ocidental tem de achar que asiático “é tudo igual”? Um tapa com luva de pelica:

Perguntei à menina da agência imobiliária que está me ajudando a achar casa em Pequim qual é a origem do proprietário de um apartamento me interessou. “Hummm. É italiano... Não. Acho que é alemão. Ou é italiano?”. Ficou na dúvida.

Se eu não tivesse passado 10 dias seguidos com ela – e tivesse atestado como a mocinha é metódica, organizadíssima e super competente no que faz – acharia que é meio avoada. Porque, convenhamos, pra quem vive do lado oeste do mundo, confundir um italiano com um alemão é difícil.

Mas, eis que, dias depois, surge ela com a resposta: “O cara é sueco”.

Moral da história? "Esse pessoal de olho arregalado é tudo igual"!

-------------------------
Amigos étnicos

Já levava quase duas horas dentro daquele maldito shopping – almoço, café e uma busca surreal por óculos graduados (que, aliás, depois conto como acabou!). Durante todo aquele tempo, só tinha cruzado com residentes de Pequim ao estilo mais puro: feições asiáticas e um chinglês incompreensível. Eis que, entre uma batalha e outra pra entender o povo, vejo dois rapazes e uma menina ocidentais, andando no corredor. Tava exausta, mas agi por impulso. Levantei a mão, esbocei um daqueles sorrisos de alegria genuína e dei um tchau todo animado. Fui prontamente retribuída na mesma moeda. Eis que meu cúmplice olhou pra eles, olhou pra mim, outra vez pra eles... Me perguntou, sem entender nada: “Vocês se conhecem?” hahahahahahahahaha. Não! A verdade é que não tenho i-d-é-i-a de quem eram aquelas pessoas (nem vice-versa). Mas é instantâneo. Você tá lá, no meio de um monte de gente fisicamente diferente, sem conseguir se comunicar com eles, na maior luta. Quando vê um ocidental qualquer (paraguaio, aborígene, finlandês, vale qualquer um), tem a sensação de que está reencontrando um primo-irmão.

1 Comments:

At 29/11/06, Anonymous Anônimo said...

não conheço pequim. mas é muita gente igual morando junta. um bando de gente com cara de computação gráfica.

 

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger