9 de mai. de 2007

Etiqueta social

Cuspiu, pagou. A partir desta semana, o governo chinês instituiu uma nova regra cívica: quem cospe no chão, aqui em Pequim, é multado. A idéia é ir treinando o pessoal com lições de etiqueta pra “inglês ver”. Até as olimpíadas de 2008, as autoridades esperam que os cidadãos abandonem hábitos como o de escarrar, gritar em público ou jogar lixo no chão.

Mas não pense você que eles mesmos vêem esses modais como falta de educação. Não, senhor. Cuspir é quase sinônimo de saúde. Quando querem ejetar saliva, o normal é que limpem bem o pulmão com aquele sonoro “rrrrrrrrrrrrrrrrr” – que vai dragando catarro, pigarro e demais mucosidades do fundo da alma. Quem já veio à China sabe: Entre os chineses também não é um problema, por exemplo, arejar os gases, arrotando. Mulher, homem, criança. Se sentiu travado, bota pra fora e segue em frente. Com a mesma naturalidade com que também tiram meleca. A qualquer hora do dia ou da noite, sem constrangimentos. No trânsito, sempre que você olha pro carro do lado, encontra alguém com o dedão enfiado no nariz. Diz um amigo: “É a poluição. O ar sujo produz mais meleca!”. Aliás, um clássico chinês é a unha gigante do mindinho. Estilo Zé do Caixão – sabe como? 99,9% dos motoristas locais deixam a garra crescer. Mas só no mindinho. E eu ainda me perguntava: “Por quê? Tá na moda?”. Foi uma amiga que acabou com minha ingenuidade: “Hello-oo! É pra tirar a cera do ouvido!”. Falando nisso, decidimos lançar um produto novo: Cotonetes em forma de mindinho. Já vêm com a unha longa incluída. Não é perfeito? Os caras não precisam manter a manicure. Podem cortar a unha real e comprar nosso cotonete. Vários deles! Pra deixar um no carro, outro no banheiro... Vamos ficar ricas ;-)

E, sir vous plâit, chéri, não faça essa cara de nojo. Aqui na China, estamos em outra latitude do planeta. Outro mundo, outras regras. Nojento por essas bandas são outras coisas. Como comer queijo, por exemplo. A visão e o cheiro de um queijo embrulham o estômago de muitos chineses. Especialmente se for um daqueles queijos franceses com mofo, como gorgonzola, roquefort, brie, camembert. Quase vomitam.

E furar fila? Pode?

Pode, não. Assim como cuspir, sujar a rua ou berrar, desrespeitar a fila nas paradas de ônibus também está na mira das novas multas pequinesas. O “Escritório de Assuntos Civis de Pequim” (singelo o nome, não?!) é o responsável pela patrulha. Desde semana passada, cinco equipes de inspeção do “Departamento de Administração” e do “Departamento de Promoção de Civilidade de Pequim” (atenção aos títulos!!!) estão vigiando o centro da cidade, atrás dos “infratores”. A famosa praça Tiananmen e redondezas são as aéreas mais controladas. Foi por lá onde, segundo a agência de notícias Xinhua, mais de 50 chineses já foram multados porque estavam "mau vestidos", ou se recusaram a eliminar seus “maus hábitos”. Além de aplicar essas multas – de 50 yuans (cerca de 13 reais) cada –, as equipes de vigilância também distribuíram 10 mil sacos para resíduos e colocaram diversos cartazes sobre o que não fazer em pontos turísticos, estações de trem e hotéis. Segundo Zhai Weihua, responsável pelo Comitê de Civilização no Espiritual do Partido Comunista da China, a campanha em prol de “condutas cívicas” é “uma tarefa de longo prazo”. E que venham os 550 mil estrangeiros esperados para as olimpíadas!

11 Comments:

At 9/5/07, Blogger Duda said...

ahhh, deve ser bom não ter esses valores ocidentais e poder tirar uma melequinha em público de vez em qdo. eu sei de várias pessoas que ganhariam o título de chinês honorário...principalmente nos engarrafamentos (sempre me pergunto onde eles passam a meleca qdo estão no carro. seria embaixo do banco?)

 
At 9/5/07, Blogger Unknown said...

Espero que você volte educadinha da China...
:-)

 
At 10/5/07, Anonymous Anônimo said...

Ju, vc demora para escrever, mas quando faz é INCRÍVEL! Ri muito sozinha com esse texto. Olha, eu acho esse povo chinês bem maluquete, mas na boa, sou super solidária com essa coisa não cuspir, não jogar lixo no chão, etc. Imagina o que ia ter de multa no Brasil? Mas como aqui a malandragem rola solta ia ter neguinho comprando certificado de "nada consta" Departamento de Administração Tupiniquim”... hehehe

beijos e saudades!

 
At 10/5/07, Anonymous Anônimo said...

Aiai Juju, sempre um prazer ler seus textos, sabia??

 
At 10/5/07, Anonymous Anônimo said...

Se essa regra fosse válida no Brasil, a galera da minha “pelada” ia morrer sem grana.....e não é só pelas “escarradas” não....
Beijão

 
At 11/5/07, Anonymous Anônimo said...

ju,
Até que enfim vc voltou.
Tem seu lado sujinho, mas até que dá para entender essa liberdade de expor as necessidades do corpo humano, rssssss. Sem medo de ser feliz.
A tal melequinha é melhor tirar que acumular e sair pingando pela vida, ahhhahhh.O mesmo vale para outros descartes do corpo. É isso aí, incomodou, travou ? liberou.
Que bom que vc retornou, não nos deixe na mão esperando suas deliciosas cronicas do cotidiano chinês
Bjs
Luci

 
At 11/5/07, Blogger Denise Arcoverde said...

Ju, eu achei seu blog lá no blog da Alexandra e adoei, em junho vou passar duas semanas pela China, inclusive Beijing e já estou me divertindo e devorando seus textos! abraços e parabéns pelo ótimo blog! :-)

 
At 11/5/07, Blogger Juliana Vale said...

Obrigada Denise e Luci. Fico lisonjeada pelos elogios e agradecida, sabendo q pessoas q nem conheço ao vivo têm visitado este blog! São muito bem-vindas. Apareçam sempre.

 
At 11/5/07, Blogger Unknown said...

No Ocidente, todo bebê, após mamar, precisa arrotar, é sinal de saúde, ao crescermos, vira falta de educação...

 
At 13/5/07, Anonymous Anônimo said...

Argh! Será q até mês q vem eles já estão mais educadinhos?

 
At 15/5/07, Anonymous Anônimo said...

Juliana,

Fico pensando em como os chineses sentem-se no Brasil, e o que pensam sobre os hábitos culturais dos brasileiros.
Fico sempre ligada no seu blog, que conheci ao acaso. Parabéns!

 

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger