A versão fêmea de Mao
“Cara de um, focinho do outro”. Chen Yan, uma mulher de 51 anos é (com orgulho) a primeira sósia mulher de Mao Mao Tse-tung.
Incentivada por uma amiga cabeleireira, a senhora chinesa se transveste de Mao para treinar os dotes artísticos.
A produção sai cara. Embora tenha feições bem parecidas, ela precisa encarar uma sessão de maquiagem que custa nada menos que 2.000 yuans (uns 510 reais) por vez. E ainda mete uns incômodos sapatos – especiais, feitos à mão – com uma sola de 30 centímetros pra deixar Dona Chen mais parecida ao defunto soberano.
Ela também não era adepta da nicotina, mas aprendeu a fumar pra encarnar melhor o personagem - que vivia com um cigarrinho em punho.
O resultado, entretanto, é notável, ein?!?!
E você, que não mora aqui, deve estar se perguntando "Mas qual o porquê de tudo isso???" Ora, pipocas. Chineses a-do-ram quebrar recordes, ou serem reconhecidos por alguma façanha original.
No caso da senhora Chen, além de conquistar aqueles tais 15 minutos de glória (neste fim-de-semana, por exemplo, ela desfilou pela cidade de Mianyang, na província de Sichuan, tirando fotos com a multidão e saiu em vários jornais, inclusive no exterior), Chen pretende ser contratada por algum veículo de comunicação para interpretar Mao profissionalmente.
Detalhe: A China tem regras estritas para qualquer pessoa poder interpretar líderes políticos (vivos ou mortos). É preciso ter a aprovação da administração nacional de Rádio, Filme e TV e o consentimento dos parentes do líder em questão. A Chen tá na fila, claro.
fotos: Reuters
2 Comments:
Cimancherebbe una sosia di Berlusconi. Tra l'altro il Berlusca e Mao si assomigliano abbastanza
O Grande líder chinês tem uma sósia e o Snr. Berlusconi deve ter é muitos sócios na sua vida pouco clara e muito duvidosa. Abraço para Itália. - António Portugal
Postar um comentário
<< Home