4 de jun. de 2007

Eles foram notícia II

Não resisti ao panorama mediático II. É, no mínimo, "eclético".

Encontro de crianças gêmeas. Centenas de pares chinesinhos idênticos posaram pra foto em Taiyuan, província de Shanxi. Lembremos: irmãos nessa idade é coisa rara aqui na China (por causa da política de filho único). Descontando raras exceções, para estar dentro da lei, só mesmo gêmeos. (02/06/07, China News)

O chapéu-sombrinha faz sucesso. De acordo com o noticiário de Dalian – província de Liaoning, nordeste da China – o calor do verão que está chegando vai popularizar o novo acessório entre os turistas chineses. So-cor-ro!!! (02/06/07, China News)

Quem não tem cão caça com gato. Em Hong Kong, por falta de espaço (e sobra de poder aquisitivo), inauguraram uma sofisticada escola de equitação sem cavalos. Bom, pelo menos, sem cavalos reais. O que não faltam são máquinas. Simula-se de galope até a sensação de saltar obstáculos. Com vídeo e ambiente de cocheiras. (01/06/07, China News)

Muita gente viu: A China lançou o satélite "SinoSat-3" – para comunicações de rádio e TV. (01/06/07, Xinhua)

Gestos de policiais de trânsito se convertem em exercícios físicos para crianças. A partir de agora, estes estudantes de Linyi – província de Shandong, norte da China – serão obrigados a repetir os movimentos diariamente no pátio da escola. Pra ficar “em forma”. (30/05/07, China News)

Meninas de um jardim de infância executam o (laborioso) ritual do chá. Foi uma das atividades que os professores desta escola de Puyang – província de Henan, no centro da China – inventaram para essa (peculiar) comemoração do dia das crianças. "É uma boa oportunidade para iniciar os alunos nas tradições culturais chinesas", disse um dos mestres. (29/05/07, China News)

Casamento grupal num “romântico” balão de ar quente: 25 casais participaram da cerimônia coletiva, no ar, em Shaoxing, província de Zhejiang. (26/05/07, China News)

Outra de casamento: Estes noivos resolveram adotar uma tradição matrimonial (não-chinesa) de soltar borboletas durante a cerimônia de casamento. A idéia era criar uma atmosfera romântica, trazer sorte e amor à nova união – ¿como no? – ganhar um espacinho na mídia local. Conseguiram. Em Shenyang, província de Liaoning, nordeste da China. (02/06/07, China News)

Banda de cadeira de rodas emociona a audiência. É o primeiro conjunto musical da China composto só por portadores de deficiências físicas. Se apresentou na sala de concertos da Cidade Proibida, aqui em Pequim, durante o ‘17° Dia Nacional de Ajuda aos Deficientes’. Arrancaram “fervorosos aplausos” da platéia. (20/05/07, China News)

Li Hongyun é bordadeira, uma artista folclórica da cidade de Puyang, província de Henan. Ela bordou nada menos que 128 dragões, que serão enviados aqui pra Pequim, como presente de “boa sorte” para as olimpíadas de 2008. (16/05/07, China News)

4 Comments:

At 7/6/07, Anonymous Anônimo said...

Para quem a China era um longínquo desconhecido, ensaio, agora, um certo gostinho pela terra. Sua leitura peculiar dos fatos narrados é o molho dos seus artigos. Assim, continuaremos seus leitores. Sucesso.

 
At 11/6/07, Blogger Unknown said...

Estuve por china en diciembre y me quedó casi todo por ver. Con tu blog me voi poniendo al dia. Gracias

 
At 27/6/07, Anonymous Anônimo said...

Acabamos de chegar da China . Cheia de peculiaridades, tradições, e futurismo.É incrível a diversidade que encontramos em cada cidade. Valeu muito a pena!

Um VIVA!!! especial aos hotéis locais, que distribuem um cartãozinho pros hóspedes escrito em Mandarim, com recados pro taxista do tipo: Por favor me leve ao Hotel Tal, endereço tal... Sem ele ainda estaríamos dentro do metrô, olhando pra aquele monte de sinalzinhos indecifráveis e sem ninguém por perto q soubesse o q significava HOTEL, TAXI, SOCORRO, etc...

 
At 12/11/08, Anonymous Anônimo said...

Keep up the good work.

 

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger