2 de ago. de 2007

Parece? Quase é

Não faz falta dizer que a China é o paraíso da pirataria. Mas há diversas categorias de cópias.

Caídas do caminhão - As imitações mais cobiçadas, naturalmente, são aquelas que uma amiga minha diz que "caíram do caminhão". Não são nem cópias. São exatamente os mesmos produtos que vão pras lojas, com etiqueta e tudo. Uma porção "extra" deles vai parar no mercado paralelo (e não perguntemos "como?" porque - ora, pipocas - isso aqui é a China!!!). Mas é mais difícil encontrar esses artigos. Quando você dá com um deles, na maioria das vezes, está num labirinto escuro, numa casa da periferia, num lugar bem suspeito... E os vendedores estão sempre preocupados em saber quem você é. Jornalista (óbvio!) é persona mais que non grata em ocasiões do gênero. Todas as vezes que me meti em roubadas desse tipo, dizia com aquela cara de boa-pessoa: "sou estudante de chinês!"

Cópias fiéis... ou nem tanto - Aí, vem a categoria das cópias que podem ser compradas nos mercados como o Xiushui (a.k.a. Silk Market), o Yashou ou afins. Há melhores e piores. Conheço quem garanta estar satisfeitíssimo com tudo que arrematou por lá. Mas é mais freqüente, entretanto, que, mais dia, menos dia, esse tipo de cópia acabe dando problema: quebra, rasga, pára de funcionar... Diz um amigo: "É o problema de não ter personalidade própria. Se gasta tanto tempo tentando copiar o aspecto, a cor, o logotipo, que a qualidade vai pro beleléu".

Produtos 100% chinês com orgulho de ser - E, por último, vem uma categoria que me diverte muito. Adoro ir aos mercados e descobrir "coisas novas". À primeira vista, elas parecem ser quem não são (assim, já poupam gastos em marketing!!!). Mas, vistas de perto, são chinesíssima. Perceba:



2 Comments:

At 6/8/07, Anonymous Anônimo said...

Ball star é bom demais! custa o que? US$5? bjs!

 
At 7/8/07, Blogger Unknown said...

Ball star também foi o meu favorito. É quase mais cool do que o original!

 

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger